quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Dados Biográficos


Philippe Pinel nasceu a 20 de abril de 1745, em Saint André, cantão de Alban, no Departamento do Tarn, Sul da França, entre Castres e Toulouse.
Pinel pertencia a uma família médica que residia em Sait-Paul-Cap-de Joux. Seu pai, tio e avô foram mestres em cirurgia, assim como seus irmãos Charles e Pierre-Louis.
Aos 12 anos ficou órfão da mãe, Elisabeth Dupuy, que ministrava seus estudos. Seu pai também chamado Philippe Pinel, ao perceber sua avidez pelos estudos, encarregou o abade Gorse de continuar a educação de seu filho. Ao concluir o estudo de Latim, entrou para o Colégio dos Doutrinários de Lavour. A fama de “pequeno gênio” fez com que vários burgueses se interessassem em patrocinar seus estudos. Ganhava ótimo salário ao lecionar para dois filhos de um abastado senhor. Assim sendo, tinha tempo e dinheiro para continuar seus estudos.
Pinel casou, em 1792 com Jeanne Vincent; e teve três filhos dos quais um, Scipio, seguiu a profissão do pai tornando-se também um especialista em doenças mentais. Viúvo em 1811, Pinel voltou a casar em 1815 com Marie-Madeleine Jacquelin-Lavallée.
Adoeceu ele próprio de um tipo de demência arteriopática, de que veio a falecer a 25 de outubro de 1826, em Paris. Uma estátua em sua honra foi erguida à frente de La Salpêtrière, na referida cidade.

Nenhum comentário: